História da ATC-Rio

por Helene Shinohara e Angela Donato Oliva

Durante os anos de 2003 e 2005 em que a diretoria da FBTC esteve no Rio de Janeiro, foram promovidos vários eventos que facilitaram a aproximação de estudantes e profissionais interessados em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). A expansão da abordagem ficava mais visível a cada encontro científico e todos ansiavam pela oportunidade de aperfeiçoamento contínuo.

Avaliou-se que seria importante a realização de um evento que pudesse divulgar a abordagem Cognitivo-Comportamental junto aos alunos de graduação, para que conhecessem uma alternativa de prática clínica baseada em evidências e pesquisas. O sucesso da 1ª Mostra de TCC organizada em 2003 deixou claro o interesse e a necessidade das pessoas terem um fórum anual para trocarem experiências, divulgarem pesquisas acadêmicas e discutirem casos clínicos. Tornar esse evento uma atividade regular na agenda dos cariocas foi um dos principais motivos de se fundar uma associação regional.

Uma parte do grupo que estava à frente da diretoria da FBTC se mobilizou para que durante o Congresso Brasileiro do ano de 2005 fosse apresentada aos participantes a necessidade de se criar a Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro (ATC-Rio). Na assembléia de constituição, foi lido e aprovado o estatuto assinado por 175 sócios-fundadores. A diretoria eleita foi constituída por Helene Shinohara (presidente), Paula Ventura (vice-presidente), Monica Duchesne ( tesoureira), Angela Donato Oliva e Cristiane Figueiredo(secretárias). 

A partir daquele momento, a Mostra de TCC se tornou o evento oficial da nova associação. Uma média de 400 profissionais e estudantes da cidade e do Estado do Rio de Janeiro, bem como de outras regiões do país, se encontram nos auditórios da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) em setembro.

Vale ressaltar que as parcerias com esta Universidade e com a Editora Casa do Psicólogo favoreceram a realização das Mostras com valores de inscrição acessíveis a grande parte dos estudantes universitários. Criou-se assim um caminho permanente para o conhecimento e expansão da abordagem. O apoio da FBTC respaldou a seriedade do trabalho que estava sendo feito. Esta experiência positiva levou, posteriormente, à criação de outras ATCs regionais, todas sob as diretrizes da Federação Brasileira.

Também as jornadas organizadas sobre diferentes temas e com profissionais brasileiros e estrangeiros, ao longo do ano, fizeram parte do cronograma de eventos. Tivemos em 2005 a realização da 1ª Jornada da ATC-Rio: Atualização em Transtornos Alimentares e Obesidade: novas perspectivas, com diversos palestrantes, psicólogos e psiquiatras.  Em 2006, trouxemos um convidado internacional para a 2ª Jornada, Robert Friedberg falando sobre Cognitive Behavioral Therapy with children and adolescents. Em 2007, a 3ª Jornada teve vários palestrantes médicos, psiquiatras e psicólogos especilaistas em Sexualidade e Relações Interpessoais. Em 2008, Tom Borkovec foi o palestrante internacional convidado para a 4ª Jornada: Treatment of Generalized Anxiety and Chronic Worry: Behavioral, Cognitive, and Interpersonal Strategies. Em 2009, a 5ª Jornada foi apresentada pelos palestrantes Isabella Souza e William Berger: Atualização Psicofarmacológica para Psicólogos. Em 2010, a 6ª Jornada teve Margareth de Oliveira como conferencista: Modelos de tratamento psicoterapêutico na Dependência Química. Em 2011, a 7ª Jornada teve Paula Rui Ventura como expositora: Transtorno de estresse pós-traumático: Intervenções Cognitivo-Comportamentais. Todas as jornadas foram avaliadas como excelentes pelos participantes.

A primeira diretoria foi reeleita e permaneceu à frente da ATC-Rio por mais três anos, entregando seu legado para uma nova diretoria em 2011.  Angela Donato Oliva (presidente), Eliane Falcone (vice-presidente), Cristiane Figueiredo (tesoureira), Juliana D`Augustin e Vanessa Dordron de Pinho (secretárias) se comprometeram a dar continuidade à expansão da TCC no Estado e à agregação de seus membros. Realizaram as Mostras entre os anos de 2011 e 2013. Em 2012, foi realizada a 8ª Jornada com  Lucia Novaes como conferencista: Uma compreensão do estresse e contribuições para as terapias cognitivo-comportamentais. No mesmo ano de 2012, foi realizado um Workshop com Irismar de Oliveira: Terapia Cognitivo Processual. Em 2013, a 9ª Jornada foi apresentada por Ricardo Wainer: Trabalhando com os Esquemas em Terapia Cognitivo-Comportamental. Em 2014, a 10ª Jornada foi apresentada por Renato Caminha e Marina Caminha: Ferramentas terapêuticas na clínica cognitiva com crianças e adolescentes.

No ano de 2012 a ATC-Rio estava realizando a 10ª Mostra. Eliane Falcone propôs a organização, juntamente com Angela Donato Oliva e Cristiane Figueiredo, de um livro em comemoração aos 10 anos de Mostras. Ele se traduziu no esforço de reunir e atualizar os principais trabalhos apresentados durante os dez anos de Mostra de TCC. A Casa do Psicólogo editou o livro “Produções em Terapias Cognitivas", que foi lançado na décima Mostra, e conta com 50 capítulos e mais de 80 autores. Foi uma obra coletiva da qual muito nos orgulhamos e que se revelou um sucesso entre os profissionais e estudantes com interesse nos temas e na abordagem. Esta iniciativa registrou permanentemente a crescente produção acadêmica e clínica de nossos associados. Além do livro, a 10ª Mostra se notabilizou como um evento que reuniu a Presidente da FBTC, professora Carmem Beatriz Neufeld como uma das palestrantes. Ao lado dela, trouxemos uma convidada internacional, professora Margarida Matos, da Universidade do Minho, Portugal, que fez uma belíssima conferência. A professora Cristina Miyazaki, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto foi outra expositora presente na 10ª Mostra. Nos anos de 2011 e 2012, a Mostra foi realizada em dois dias, sendo o primeiro composto por mini-cursos, uma novidade que teve grande aceitação por parte dos participantes.

A ATC-Rio ainda participou ativamente da elaboração do estatuto unificado da FBTC (Federação Brasileira de Terapias Cognitivas) e foi a primeira entidade local a estar com o novo estatuto e ter cumprido as demais exigências para ser uma afiliada da FBTC. O estreito diálogo mantido com a FBTC fortalece ainda mais a ATC-Rio. Com isso, todos os eventos que têm sido realizados aqui têm recebido forte apoio de todos os colegas do Brasil.

Agora a diretoria eleita em 2014 (Aline Sardinha como presidente, Maria Amélia Penido como vice-presidente, Antônio Carvalho como primeiro tesoureiro, André Pereira como segundo tesoureiro, Marcele Carvalho como primeira secretária  e Patrícia Barros como segunda secretária, além dos membros suplentes) assume com total dedicação e planos de fortalecimento dos objetivos da ATC-Rio.
Vamos em frente!