Caro associado,

No dia 19 de março de 2016, durante a Assembleia Geral Ordinária da ATC-Rio, foi eleita a nova diretoria, que toma posse no dia 1 de abril de 2016. Nesta mesma AGO, foi também votada a alteração estatutária que determina o tempo de três anos de duração para os mandatos da diretoria da ATC-Rio, a partir daquela data, em conformidade com o que reza o Estatuto Unificado das ATCs, aprovado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

A gestão que hoje se encerra iniciou seu trabalho em abril de 2014 com 65 associados adimplentes tendo, ao final deste mesmo ano, 92 associados adimplentes. Em dezembro de 2015, a ATC-Rio já contava com 224 associados adimplentes e, em março de 2016, tem 128 associados adimplentes. Ao longo desses dois anos, 49 iniciativas de cursos, workshops e eventos coordenados pelos nossos associados foram apoiadas pela ATC-Rio em vários municípios do nosso Estado. Diversas parcerias com outras sociedades cientificas foram também estabelecidas, estreitando os laços entre os terapeutas cognitivos e profissionais que atuam em áreas correlatas. Foram ainda realizados, diretamente pela ATC-Rio, 15 eventos científicos, incluindo as já tradicionais Mostras de TCC, Jornadas da ATC-Rio e Encontros Clínicos, bem como a Prática de Mindfulness gratuita para associados da ATC-Rio, organizada no X Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, e o evento de comemoração dos 10 anos da ATC-Rio.

Além disso, nessa gestão foi criada a Comissão dos Docentes da ATC-Rio e, mais recentemente, as Ligas Discentes da ATC-Rio, aproximando a ATC-Rio dos alunos e professores da graduação e pós-graduação. A ATC-Rio conta hoje com três Ligas Discentes já regularizadas, na UFRJ, UFRRJ e no Centro Universitário Celso Lisboa, além de uma Comissão de Docentes que integra representantes de quase todos os cursos de graduação e pós-graduação em Terapias Cognitivo Comportamentais em nosso estado.

Assim, ficamos muito felizes em compartilhar com nossos associados o crescimento e expansão da abordagem cognitivo-comportamental que pudemos testemunhar no Rio de Janeiro nos últimos dois anos. Gostaríamos de agradecer, em especial, a participação constante e o apoio recebido por nós em todas essas iniciativas. Não teria sido possível se não fosse um trabalho conjunto.

Especificamente, aproveitamos para registrar nossa gratidão a todos os alunos, docentes e associados que diretamente participaram da organização das atividades do último biênio, nominalmente, ex-presidentes, membros das antigas diretorias, comissão de docentes, comissões científicas dos eventos e nosso incansável comitê de apoio.

Finalmente, gostaríamos de dar as boas vindas para a próxima diretoria, liderada pela Dra. Maria Amélia Penido, que a partir de amanhã assume os trabalhos à frente da ATC-Rio.

Atenciosamente,

Aline Sardinha, Maria Amélia Penido, Marcele Carvalho, Antonio Cavalho, Patrícia Barros, André Pereira, Ana Claudia Ornelas Maia, Ana Claudia Peixoto, Angélica Borba, Gabriel Coutinho, Heitor Hirata, Marco Aurélio Mendes, Maurício Canton Bastos e Priscila Tenembaun (Gestão 2014-2016).